Patrono

Manuel Monteiro

 

Bracarense ilustre, cujo o nome ficará doravante ligado à ESAS, por se ter querido prestar-lhe homenagem escolhendo-o para patrono da Biblioteca desta escola, foi o Dr. Manuel Monteiro.

Manuel Joaquim Rodrigues Monteiro nasceu em Braga a 29 de Setembro de 1879. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e foi escritor distinto, tendo vasta obra publicada sobre os mais diversos domínios do saber. Além de académico, foi destacado interventor na vida pública nacional e internacional, como ressalta da lista de cargos que desempenhou e causas em cuja defesa se empenhou. Assim, foi Governador Civil de Braga; Juíz do Supremo Tribunal Administrativo; Ministro da Justiça e depois do Fomento; Presidente da Câmara de Deputados; Membro efectivo do Directório do Partido Republicano Português; Fundandor do Instituto Minhoto de Estudos Regionais; sócio da Academia de Ciências de Lisboa; criador da Liga de Defesa da Região de Braga; apoiante, em 1945, do Comício pelo MUD de Braga; fundador do Rotary Club de Braga; Juíz nos Tribunais Mistos do Egipto; Presidente do Tribunal Internacional de Alexandria (predecessor do Tribunal Internacinal de Haia).

Morreu a 8 de Janeiro de 1952,em Braga.

É, pois, inteiramente justa a homenagem que a ESAS presta a este insígne bracarense, prestigiando-se, ao mesmo tempo, ao dotar a Biblioteca da Escola com a designação de Biblioteca Manuel Monteiro

Ao clicar aqui terá acesso a um documento mais aprofundado sobre a vida e obrade Manuel Monteiro publicado no jornal "Diário do Minho", em 2006, da autoria do professor Carlos Jaca.