Solidariedade na ESAS 2010

01-12-2010 21:32

 

 

Em tempo de Natal a comunidade educativa da Escola Secundária de Alberto Sampaio propõe-se apoiar 20 famílias acompanhadas pela Cáritas de Braga, num compromisso colectivo de alunos, professores e pessoal não docente que se mobilizaram para prepararem 20 cabazes de NatalA culminar a campanha, um grupo de alunos da ESAS dinamizou, noa dia 18 de Dezembro, a festa de Natal do Lar de S. Vicente de Paulo.

Educar para a solidariedade é um dos pilares estruturantes de um Projecto Educativo de uma comunidade que tem como principal intenção formar pessoas. Ao longo dos últimos anos, a comunidade educativa da Escola Secundária de Alberto Sampaio aposta no desenvolvimento/crescimento integral dos seus alunos bem como de todas as pessoas que integram a vida da comunidade, que se tem traduzido em iniciativas de solidariedade em favor de causas sociais e instituições de reconhecido mérito no seio da comunidade local.

Aproveitando o espírito de solidariedade associado a esta quadra natalícia, a coordenação da Biblioteca e a disciplina de EMRC lançaram uma campanha de solidariedade junto de toda a comunidade educativa (alunos, comunidade docente, não docente e encarregados de educação) em favor da Cáritas Arquidiocesana de Braga. A partir de um levantamento credível das necessidades e preocupações desta instituição de solidariedade os diversos grupos (Turmas, Departamentos e Auxiliares da Acção Educativa) mobilizaram-se no sentido de ajudarem a instituição através da escolha de bens e recursos tão necessários à actividade da Cáritas.

É neste espírito de um efectivo gesto solidário que os alunos e os assistentes operacionais estão a fazer cabazes para entregar a 20 famílias carenciadas que a Caritas apoia. Os cabazes foram previamente decorados pelos alunos de Artes do 10º ano, na disciplina de Desenho contando com o apoio dos respectivos professores.

 Os professores dos diferentes grupos disciplinares estão, também, a recolher verbas para adquirir fraldas para acamados e comida para bebés pois é uma das grandes carências da Caritas.

Os membros responsáveis pela dinamização da actividade consideram que se trata de uma iniciativa plenamente bem sucedida. Mais do que o regozijo em volta daquilo que se dá é importante destacar a alegria e o entusiasmo evidenciado na forma como as pessoas se dão. Os bens e produtos recolhidos na biblioteca, até ao dia 17 de Dezembro, foram entregues na Cáritas no início da semana, esperando aquecer o Natal de 20 famílias.

Para além pa participação na recolha de contributos para a Cáritas, realizou-se no dia 18 de Dezembro uma dinamização da festa do Lar de Idosos de S. Vicente de Paulo, com "Momentos Musicais".Participaram nesta actividade uma grupo de seis alunos da ESAS que abrilhantaram o dia dos idosos residentes do lar. Afinal, solidariedade não é só dar... também é dar-se.

 

 

 À semelhança dos anos anteriores propomos a toda a comunidade escolar uma campanha de solidariedade com o objectivo de fomentar o espírito de partilha e entreajuda nesta época tão especial.

Este ano pretendemos apoiar a Cáritas de Braga e lançamos 2 desafios concretos.

Aos alunos/ turmas e pessoal não docente, propomos a oferta de 20 cabazes a 20 famílias apoiadas pela Cáritas.

Aos professores e grupos disciplinares propomos a oferta de material para pessoas acamadas (fraldas) e alimentos para bebés (latas de leite, papas, boiões de fruta, etc.)

Todos os donativos devem ser entregues na Biblioteca até ao dia 17 de Dezembro.

A solidariedade no coração da ESAS

 

 

 

—————

Voltar