Homenagem a Gracinda Castanheira

20-10-2016 23:07
Nasceu a Biblioteca Gracinda Castanheira
 
Foi uma sessão repleta de amigos e de afetos e a melhor forma de assinalarmos o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares. A Biblioteca da EB de Nogueira, agora Biblioteca Gracinda Castanheira, encheu-se de amigos que se associaram à sessão de homenagem a Gracinda Castanheira, que, durante vários anos exerceu a função de professora bibliotecária da escola básica de Nogueira. 
 
Pode ver aqui um album mais completo da sessão.
 
 
O Diretor e as professoras bibliotecárias, convidam toda a comunidade a participar na sessão de homenagem à Dra Gracinda Castanheira (docente/professora bibliotecária aposentada) e de atribuição do seu nome à Biblioteca da Escola Básica de Nogueira.
A sessão tem lugar na próxima segunda-feira, 24 de outubro, Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, pelas 21 horas, na Biblioteca da Escola Básica de Nogueira.
 

 

Apresentamos uma resenha biográfica

 

Gracinda Maria Sousa Silva Freitas Castanheira é natural do concelho de Santo Tirso e reside em Braga.

Iniciou a carreira docente no Liceu Nacional de Famalicão em 1974.

Exerceu a docência na escola de Nogueira desde o seu arranque, em 1995, até à sua aposentação, em 2013.

Nas várias escolas por onde passou, exerceu empenhadamente as diversas funções/cargos da ação docente: diretora de turma, delegada de disciplina, orientadora de estágio, coordenação da Área-escola e presidente do Conselho Diretivo.

Foi diretora e formadora do Centro de Formação de Professores de Amares e Terras de Bouro e membro da direção da Casa do Professor de Braga, instituição onde também foi formadora.

Também na EB 2,3 de Nogueira e mais tarde no Agrupamento de Escolas de Nogueira, se envolveu com empenho e entusiasmo nas suas funções de docente, sobressaindo a sua ação no exercício dos cargos de presidente do Conselho Geral e de coordenadora das bibliotecas escolares.

Em 1998, com a sua persistência e força persuasiva, conseguiu que a biblioteca da EB 2,3 fosse a primeira, no concelho de Braga, a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), apesar dos constrangimentos regulamentares que havia para o concelho.

Aqui desenvolveu todo um trabalho agregador de vontades, que levou a biblioteca a um elevado nível do reconhecimento público.

A biblioteca singularizou-se entre as bibliotecas da área, como frequentemente era referido pelos muitos escritores que por ela passaram, pelo dinamismo e amplitude de ação que nela foi imprimindo:

  • Fomentou a criação de novos leitores (em novos e atrativos espaços dedicados à leitura), envolvendo a comunidade nos variados projetos que promoveu, como por exemplo, os concursos regulares de leituras encenadas e as leituras partilhadas com os pais e Encarregados de Educação.
  • Criou espaços de escrita criativa a partir de temáticas diversas ou da vinda de um escritor à escola.

As feiras do livro eram momentos muito especiais de procura, pela criteriosa seleção dos livros, pelo apoio na escolha (e pelos descontos praticados a favor do aluno). O ambiente na biblioteca era aprazível e acolhedor: muitos fizeram da biblioteca o seu espaço de prazer/lazer.

A ação da biblioteca não se restringiu aos limites físicos da Biblioteca e da Escola - “Rebentou com os seus muros”:

  • Ainda não havia Agrupamento de Escolas e já dinamizava a circulação dos “Baús d’Encantos” (conjunto de livros a circular pelas escolas). A equipa começou, nessa altura, a levar também os seus saberes aos mais pequenos, contando-lhes histórias.
  • No sentido de criar leitores fora da Escola, orientou a implementação do projeto “Aqui ao Pé de si”, colocando livros para leitura livre em todos os cafés da área de influência da Escola.

A biblioteca centrou em si a seleção e distribuição, como prenda, de um livro a cada um dos alunos no dia do seu aniversário.

Dotada de um grande coração, Gracinda Castanheira esteve sempre no cerne das grandes campanhas solidárias.

Com Gracinda Castanheira, a biblioteca tornou-se realmente o “coração da escola”, lema desde início assumido para a mesma.

O AESAS entende que é tempo de reconhecer o trabalho de um dos seus profissionais que, com entusiasmo e persistência, teve repercussões relevantes na acção educativa do Agrupamento e nas aprendizagens dos alunos.

 

—————

Voltar