AUSCHWITZ: MARCA(S) DE UMA HERANÇA

13-02-2020 09:33

 

Assinalamos o 75º aniversário da libertação do último campo de concentração nazi, em cujas câmaras de gás e crematórios foram mortas mais de um milhão de pessoas, com a exposição fotográfica “Auschwitz: Marca(s) de uma herança”, da autoria de David Araújo.

A exposição, patente no átrio da Escola Secundária Alberto Sampaio, entre os dias 14 de fevereiro e 14 de março, será complementada com a apresentação de um vídeo referente a uma entrevista do autor a Leon Weintraub, que sobreviveu à passagem pelo campo de extermínio onde perdeu toda a família.

O autor da exposição fotográfica, jornalista-repórter da RTP, tem desenvolvido diversos trabalhos fotográficos associados às suas reportagens que lhe têm servido de motivação para alertar e sensibilizar as gerações mais jovens para as inúmeras atrocidades da história recente.

Partindo no universo monocromático que Auschwitz apresenta, as imagens expostas são a preto e branco e convidam o visitante a refletir sobre a condição humana. Como forma de criar empatia com o contexto histórico que pretendem evocar, todas as legendas são compostas por testemunhos das vítimas.

 

Reportagem da exposição no Museu Nacional da Imprensa (Porto)

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/reporter-de-imagem-da-rtp-david-araujo-expoe-fotografias-de-auschwitz_v880851

 

 

—————

Voltar