Atividades 2018.19

Literacia 3Di – apurados para a segunda fase

15-01-2019 12:47

 

Concluímos hoje a fase escolar da edição LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento. Esta iniciativa da Porto Editora destina-se a todos os alunos que frequentam os 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade e pretende elevar os seus níveis de literacia de Leitura, Matemática, Ciência e Inglês.

Está, assim, concluída a primeira de 3 fases.

Encontramo-nos em fevereiro na fase distrital e em maio na final nacional.

Parabéns a todos os que aceitaram este desafio.

—————

“VIOLÊNCIA NO NAMORO” – 3ª SESSÃO

14-01-2019 10:07

 

Refletir na causas e consequências da violência no namoro é construir uma alteridade (ou outridade) que tem como proposta colocar-se no lugar do mais fraco. Damos continuidade neste mês de janeiro ao projeto piloto sobre violência no namoro.

A 3ª sessão de formação terá lugar amanhã, 15 de janeiro, pelas 11h50, no Espaço Centenário da República, para alunos do 12º ano sobre “Violência no Namoro”, promovida por José Luís Gomes (Psicólogo) em parceria com o Gabinete para a Igualdade do Município de Braga e integrada no currículo da disciplina de Psicologia B.

Esta sessão será dedicada ao tema: “auto-estima afetiva, emocional, física e sexual; exigências, imposições, respeito e capacidade empática com o outro”.

—————

FAÇA LÁ UM POEMA

11-01-2019 00:43

 

Em conjunto com o grupo de Português do AESAS desafiamos todos os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA. Este concurso enquadra-se num desafio nacional promovido pelo Plano Nacional de Leitura, PNL 2027, e pelo Centro Cultural de Belém.

Participa. Até ao dia 11 de fevereiro, entrega o teu poema na biblioteca ou envia-o para biblioteca@esas.pt.

Consulta aqui o regulamento do AESAS.

Consulta aqui o regulamento do PNL 2027.

 

—————

FEIRA DO LIVRO SOLIDÁRIA

09-12-2018 22:25

A feira do livro ”USADO, EM BOM ESTADO” tem como objetivo central incentivar o gosto pela leitura e pelo livro, assumindo também um objetivo solidário e humanitário de ajudar as famílias carenciadas do AESAS.

Ao longo desta semana convidamos toda a comunidade a participar na feira do livro ”USADO, EM BOM ESTADO” (EB de Nogueira e ESAS) e adquirir livros usados a preços bastante acessíveis que poderão melhorar a biblioteca de qualquer um ou transformar-se num presente de Natal.

A feira do livro estará aberta durante o período da manhã e tarde no átrio da ESAS (9h30 – 17h30) e na Biblioteca de Nogueira (08h30 – 15h00). Reservamos ainda dois horários no período da noite, na ESAS, entre as 19h00 e as 22h00, nos dias 11 (terça) e 13 (quinta).

—————

Feira do Livro "Usado, em bom estado"

03-12-2018 23:03

As bibliotecas do AESAS promovem durante o mês de dezembro a feira do livro ”USADO, EM BOM ESTADO” enquadrada na campanha de solidariedade desenvolvida em articulação com o grupo de EMRC.

A feira do livro ”USADO, EM BOM ESTADO” tem como objetivo central incentivar o gosto pela leitura e pelo livro, assumindo também um objetivo solidário e humanitário de ajudar as famílias carenciadas do AESAS.

Convidamos toda a comunidade a doar/oferecer livros novos ou usados, em bom estado (à exceção de manuais escolares). Basta entregá-los em qualquer uma das bibliotecas do nosso agrupamento.

Na última semana deste período, de 10 a 14 de dezembro,  convidamos à visita de uma das feiras do livro ”USADO, EM BOM ESTADO” (EB de Nogueira e ESAS) e à compra de livros usados a preços bastante acessíveis que poderão melhorar a biblioteca de qualquer um ou transformar-se num presente de Natal.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa!

 

—————

“VIOLÊNCIA NO NAMORO” – 2ª SESSÃO

26-11-2018 10:40

Está agendada para amanhã, 27 de novembro, a segunda sessão de formação para alunos do 12º ano sobre “Violência no Namoro”, promovida por José Luís Gomes (Psicólogo) em parceria com o Gabinete para a Igualdade do Município de Braga e integrada no currículo da disciplina de Psicologia B.

Esta sessão será dedicada ao tema: “A relação amorosa: atração física, amor, desejo e representação da diferença de género – medos, inseguranças e fragilidades da história pessoal”.

—————

SEMANA DA CULTURA CIENTÍFICA

13-11-2018 21:52

Assinalamos a Semana da Cultura Científica com um conjunto de atividades promovidas em parceria com o Departamento de Ciências Experimentais, conforme o programa que divulgamos, que culmina no dia 24 de novembro (sábado) com o Dia Nacional da Cultura Científica.

O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro em memória do dia do nascimento, em 1906, de Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

 

—————

QUARTAS ATIVAS E HOMEM NA CIDADE

01-11-2018 00:08

 

Em parceria com a Escola Promotora de Saúde (EPS) articulamos os projetos “Quartas Ativas” (EPS) e “Homem na Cidade” (Biblioteca) e propomo-nos dinamizar todos os meses uma atividade conjunta que promova simultaneamente uma caminhada e visita a locais de interesse literários, cultural e patrimonial da nossa cidade.

A primeira edição acontece já no próximo dia 7 de novembro e prevê uma caminhada entre a ESAS (saída às 15h30) e a Praça do Município seguida de visita guiada à Biblioteca Pública de Braga e Castelo Medieval.

A atividade destina-se preferencialmente ao pessoal docente e não docente do AESAS. Os interessados deverão inscrever-se pessoalmente na Biblioteca Manuel Monteiro, na sala dos professores da ESAS ou através do e-mail biblioteca@esas.pt.

 

Inscreve-te!

 

—————

ENCONTRO COM O ESCRITOR GIL SANTOS

30-10-2018 00:44

 

Assinalamos o centenário do fim da I Guerra Mundial (1918-2018) na presença de Gil Santos, autor da obra “A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial - De Chaves a Copenhaga”. O encontro terá lugar no dia 31 de outubro, pelas 10h05, no auditório Sebastião Alba.

Partilhamos a sinopse da obra

“Da calma medieval de um Portugal profundo, foram desarraigados homens humildes. Ao engano, mandaram-nos para o terror da Flandres. A I Guerra Mundial haveria de mudar as suas vidas para sempre! A ferro e fogo, fustigados pelo frio, pela fome e pela doença, mas sobretudo pela metralha dos boches, viveram momentos únicos - terríveis - no abrigo, no hospital, no cativeiro e na trincha: Desprezados pela pátria, ingrata, que afinal amavam, estes soldados reclamam, justamente, preitos de admiração, de reconhecimento e de saudade! A Saga de um Combatente na I Guerra Mundial - De Chaves a Copenhaga, na singeleza das palavras de um homem do povo, pretende contar, em primeira mão, a história, nua e crua, do ignorado praça de pré António Pereira dos Santos, 1.º Cabo de Infantaria do BI N.º 19 de Chaves, feito prisioneiro dos alemães na Batalha de La Lys. Que esta obra se constitua numa homenagem merecida a todos os que tombaram no campo de batalha e aos que, heroicamente, conseguiram salvar-se!”

 

—————

FORMAÇÃO PARA JOVENS “VIOLÊNCIA NO NAMORO”

26-10-2018 23:49

 

Damos início a um conjunto de 8 sessões de formação para jovens do 12º ano sobre “Violência no Namoro”, promovidas por José Luís Gomes (Psicólogo) em parceria com o Gabinete para a Igualdade do Munício de Braga e integradas no currículo da disciplina de Psicologia B.

A primeira sessão tem lugar já no dia 30 de outubro, sendo abordados temas como “o género, a identidade de género, o relacionamento entre diferentes géneros, a agressividade a violência entre géneros”.

—————

ENCONTRO COM O ESCRITOR ADELINO DOMINGUES

23-10-2018 21:38

 

Adelino Gomes, docente aposentado ao serviço da ESAS durante vários anos, acaba de publicar o seu primeiro ensaio de literatura Infantil - Os sonhos perfumados da flor de mato da Princesa Joana”.

Convidamos toda a comunidade educativa a tomar parte nas sessões públicas de apresentação desta obra que contará com a presença do autor (Adelino Domingues) e do ilustrador (João Abel Mota). A apresentação crítica da obra estará a cargo de Manuel Gomes (docente aposentado da ESAS pelo GR 300).

A 1ª sessão terá lugar na Biblioteca Gracinda Castanheira da Escola Básica de Nogueira, no dia 26, às 15h00 e a 2ª sessão, às 17h00, no Espaço Centenário da República da ESAS.

Aparece

 

—————

Concurso Nacional de Leitura

22-10-2018 23:20

 

Está lançada a 13ª edição do Concurso de Leitura da ESAS rumo à participação nas diferentes fases do Concurso Nacional de Leitura, cuja final nacional este ano letivo terá lugar em Braga, no dia 25 de maio. Este concurso, dinamizado em conjunto com o grupo de Português propõe-se desafiar os alunos à leitura de obras específicas, enquadradas nos programas da disciplina, e a participar numa prova de escola que os poderá levar às fases seguintes do concurso.

Acompanha e consulta o regulamento aqui.

—————

“PREPARAR OS EXAMES NACIONAIS” - FEIRA DO LIVRO TEMÁTICA

19-10-2018 00:16

 

A biblioteca e o Grupo Porto Editora promovem uma feira do Livro temática “Preparar os Exames Nacionais” que decorre nas instalações da biblioteca entre os dias 22 e 26 de outubro. São muitas as propostas apresentadas para apoio e preparação dos exames nacionais e os preços são convidativos.

Aparece e aproveita esta oportunidade.

 

—————

NATIONAL GEOGRAPHIC - EDIÇÕES ESPECIAIS

12-10-2018 00:06

 

Desde o início do ano letivo que contamos com 28 edições especiais da National Geographic sobre os mais variados temas de relevância curricular. À National Geographic fica o agradecimento da nossa comunidade educativa pela oferta destas publicações.

—————

Revista em Revista

10-10-2018 00:45

 

Em pleno mês internacional das bibliotecas escolares damos início à edição 2018/19 do passatempo Revista em Revista. Entra na tua biblioteca, folheia as revistas e desafia os teus conhecimentos.

Consulta aqui para saberes mais sobre este passatempo.

—————

Mês das bibliotecas escolares

09-10-2018 22:40

 

O mês de outubro é dedicado às bibliotecas escolares e são muitas as iniciativas que as bibliotecas do AESAS promovem para assinalar esta efeméride junto da comunidade, porque acreditamos que influenciamos positivamente o sucesso educativo e o projeto educativo do nosso agrupamento.

—————

Caminhada de outono

04-10-2018 01:17

A Biblioteca Manuel Monteiro, o grupo de Educação Física e o grupo de Geografia convidam a comunidade docente e não docente do AESAS a participar na Caminhada de Outono que terá lugar já no próximo dia 20 de outubro.

Este ano propomos uma caminhada com início em Vila Praia de Âncora onde teremos a possibilidade de percorrer a ecovia até Moledo continuando através do Pinhal do Camarido até à Foz do Rio Coura, em Caminha.

Depois de um piquenique em Caminha (possibilidade de almoçar em restaurantes locais) ainda teremos tempo de visitar os principais pontos de interesse desta vila regressando à ESAS pelas 17h30.

As inscrições devem ser formalizadas até ao dia 17 de outubro na biblioteca ou através do e-mail (biblioteca@esas.pt) tendo um custo associado no valor de 8€ (para o transporte).

 

—————

Dia Mundial da Música

01-10-2018 19:09

 

Para assinalar o Dia Mundial da Música (Dia de Santa Cecília) – 1 de outubro, as bibliotecas do AESAS e a disciplina de Música do 3º ciclo, prepararam um programa que se prolongará até à próxima quinta feira, 4 de outubro

Os vários momentos musicais terão lugar em diversos espaços da ESAS e da EB de Nogueira, nomeadamente, na sala do aluno, sala dos professores, átrio e bibliotecas.

A toda a comunidade desejamos um

Bom Dia Mundial da Música.

 

—————