Atividades 2016.17

Orçamento Participativo Escolar

25-07-2017 18:19

 

A nossa Associação de Estudantes deu voz a uma necessidade sentida há já bastante tempo e fez aprovar no Orçamento Participativo das Escolas uma proposta que previa, entre outras ações, a aquisição de duas televisões e 6 headphones para a biblioteca que já foram entregues e estão ao serviço de todos os seus utilizadores.

À direção da AE e aos 476 alunos que exerceram o seu direito/dever de voto, muito obrigado.

—————

Saudade de quem parte

06-06-2017 23:40

Hoje foi o último dia de aulas na ESAS para muitos alunos. Partilhamos a despedida surpresa de um aluno do 12º ano... fica a saudade.

—————

Arquelogia e a Cidade

05-06-2017 23:39

 

Decorreu em casa cheia a sessão “Arqueologia e a Cidade” (de Braga) promovida pelos estagiários de História, com a colaboração da biblioteca. 

 

“Arquelogia e a cidade” (de Braga) é o tema da conferência promovida pelos estagiários de História , Pedro Silva e Rafael Soares, em colaboração com a biblioteca, que terá como oradores os docentes da Universidade do Minho, José Manuel Cordeiro e Maria do Carmo Franco Ribeiro.

A sessão, destinada sobretudo às turmas de História do 10º ano, tem lugar no próximo dia 6 de junho, às 10h05, no auditório Álvaro Carneiro.

—————

Prémio "O melhor leitor" 2016.17

30-05-2017 14:15

 

A Biblioteca de Jardim acolheu no dia 2 de junho a sessão de distinção do “melhor leitor 2016/17” onde  também foram agraciados os finalistas e vencedores do Concurso de Poesia e do Concurso de Leitura da ESAS.

Vencedores do prémio “o melhor leitor”

Aluno do ensino básico:
Rita Melo Branco.
Aluno do ensino secundário:
Eva Cristiana Ferreira.
Professor da ESAS:
Natália Lascasas.
Funcionário não docente da ESAS:
Maria de São José Proença.
Visitante:
Laurentina Fernandes Correia.
 

Queremos premiar os utilizadores que mais livros requisitaram ao longo do ano. Convidamos a comunidade educativa a estar presente na sessão que preparamos com chá e partilha de leituras a realizar na nossa biblioteca de jardim no dia 2 de junho, pelas 12h00.

Será atribuído prémio aos melhores leitores nas seguintes categorias: aluno do ensino básico, aluno do ensino secundário, docente, não docente e visitante. Aproveitaremos ainda para premiar os vencedores do Concurso de Leitura e do Concurso de Poesia.

—————

Apresentação da “defacto”

22-05-2017 00:14

 

A defacto faz 25 anos e está cada vez mais jovem. Convidamos toda a comunidade educativa para a apresentação da 25ª edição da revista da ESAS que se realiza na próxima terça-feira, 23 de maio, pelas 17h00, no auditório Sebastião Alba.

Contamos com a tua presença porque “nunca perdemos tempo com aquilo que amamos”.

—————

Aulas Abertas de História A

21-05-2017 18:50

O grupo de História da ESAS leva a cabo três aulas abertas de recapitulação intensiva de conteúdos para o exame nacional de História A, que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de maio, a partir das 15 horas, no Espaço Centenário da República.

—————

Comemorações dos 30 anos da morte de José Afonso

04-05-2017 22:40

O Pólo da ESAS do Centro Qualifica e a Biblioteca Manuel Monteiro, têm a honra de convidar toda a comunidade a participar nas atividades do Projeto «Insisto não ser Tristeza», no âmbito das comemorações dos 30 anos da morte do poeta e cantor José Afonso. As iniciativas  decorrem entre 2 e 5 de maio na ESASO programa, em anexo, tem o apoio e a participação dos membros da Associação José Afonso (AJA Norte). A entrada é livre. A inscrição de docentes acompanhados pelos alunos das suas turmas, para as sessões de 4ª e 6ª feira, deve ser realizada na Biblioteca.

E porque sem memória não somos gente, não somos país, não somos futuro, aguardamos pela vossa preciosa presença e participação.

 

—————

V Encontro de Escritores do Minho

03-05-2017 12:09

A ESAS marca presença no V Encontro dos Escritores do Minho, dedicado a Pedro Seromenho, com duas performances protagonizadas pelos alunos do 1º ano dos cursos de Secretariado e Artes do Espetáculo.

A Semana decorre esta semana, de 2 a 5 de maio, e é organizada pela Escola Básica Dr. Francisco Sanches. A participação dos nossos alunos está prevista para o Sarau de sexta-feira, aberto a toda a comunidade.

—————

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

25-04-2017 13:59

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor (27 de abril), convidamos o responsável pela Delegação Regional de Braga da sociedade Portuguesa de Autores, Fernando Jorge Pereira de Lima, a falar aos alunos do ensino secundário sobre “quem é o autor” e “como se protege e promove a criação artística” enfrentado os novos desafios da sociedade da informação.
Apesar da distância no tempo, não deixamos de lhe reportar a iniciativa.

Convidamos a comunidade a participar na conferência sobre o tema “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – Quem é o autor? Como se protege e promove a criação artística? Os novos desafios da sociedade de informação”. A sessão dirigida a alunos do ensino secundário tem lugar na ESAS, no dia 27 de abril, pelas 10h05, no Espaço Centenário da República e terá como orador Fernando Jorge Pereira de Lima, responsável pela Delegação Regional de Braga da Sociedade Portuguesa de Autores.

 

—————

Formação sobre Lieteracia Estatísca

25-04-2017 13:05

A Biblioteca promove uma formação sobre “Literacia Estatística ao serviço da cidadania” resultante de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística. A formação tem lugar no dia 26 de abril na sala C2.3 da ESAS e é dirigida a 20 docentes dos Agrupamentos de Escola Alberto Sampaio, Carlos Amarante e André Soares.

—————

POP ROCK - o início

28-03-2017 12:14

Encerramos o 2º período com o som bem alto. Jorge Freitas (docente da ESAS) leva-nos às origens do POP ROCK com 3GB de informação (vídeos, músicas e imagens) numa sessão multimédia que decorrerá no Auditório Sebastião Alba, no dia 4 de abril, às 10h05.

—————

O prazer de Ler

27-03-2017 10:57

 

Este ano a Semana Nacional da Leitura (27 a 31 de março) assume o tema do PRAZER DE LER.

Boas Leituras

—————

Páscoa a Ler+

24-03-2017 11:34

Páscoa a ler dá muito mais prazer.

—————

Recital "Bob Dylan"

21-03-2017 12:18

Marcamos presença no "Poesia ao Centro" para assinalar o Dia Mundial da Poesia, no recital sobre Bob Dylan, realizado no passado dia 24 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Parabéns às nossas alunas pela qualidade das suas apresentações.

Aproveitamos para partilhar aqui a única entrevista dada por Bob Dylan depois da distinção com o Prémio Nobel da Literatura.

 

A ESAS marca presença na “Poesia ao Centro” com um recital sobre “Bob Dylan”, no dia 24 de março, pelas 21h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

“Poesia ao Centro” é uma iniciativa conjunta do Município de Braga e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, promovida ao longo do mês de março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia (21.03). O programa integra um conjunto de atividades que inclui recitais, documentários, apresentações de livros, tertúlias, teatro, animação de rua, procurando refletir sobre a livre criação de ideias através das palavras, bem como da criatividade e inovação ao serviço da linguagem.

Consulte aqui o programa.

 

—————

Olá Primavera

20-03-2017 11:16

—————

Final Regional de Concurso Nacional de Leitura

15-03-2017 10:50

Está agendada para o dia 5 de maio a final regional do Concurso Nacional de Leitura e os nossos selecionados do 3º ciclo e do ensino secundário já se preparam, rumo à final nacional.

Obras de leitura selecionadas para o 3º ciclo:

“A Ilha do Chifre de Ouro”, de Álvaro Magalhães;

“A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge.
 

Obras de leitura selecionadas para o ensino secundário:

"O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz ";

“O menino de Cabul”, de Khaled Hosseini
 

Boas leituras

Vê-mo-nos lá...

 

Acompanha aqui a participação do AESAS no CNL

Vê-mo-nos lá...Final Regional do Concurso de Leitura
 
Está agendada para o dia 5 de maio a final regional do Concurso Nacional de Leitura e os nossos selecionados do 3º ciclo e do ensino secundário já se preparam, rumo à final nacional.
 
Obras de leitura selecionadas para o 3º ciclo:
“A Ilha do Chifre de Ouro”, de Álvaro Magalhães;
“A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge.
 
Obras de leitura selecionadas para o ensino secundário:
"O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz ";
“O menino de Cabul”, de Khaled Hosseini
 
Boas leituras
Vê-mo-nos lá...

—————

Sebastião Alba, el vagabundo ilustrado

13-03-2017 01:25

Miguel Ángel Manzanas é o autor de um artigo "Sebastião Alba, el vagabundo ilustrado", publicado na "Turia" (revista cultural espanhola) onde traduz alguns dos seus poemas.

https://www.ieturolenses.org/revista_turia/index.php/actualidad_turia/sebastiao-alba-el-vagabundo-ilustrado

 

—————

Preparar o exame nacional de Português - 12º ano

21-02-2017 10:48

 

Um grupo de docentes do Departamento de Línguas Clássicas e Românicas da ESAS publicou um livro prático, auxiliar e sintético destinado a todos aqueles que sentem mais dificuldades na interpretação, na expressão escrita ou na gramática, no momento em que se preparam para enfrentar uma prova final de Português.

Na perspetiva dos seus autores, apresenta alguns traços inovadores.
Assim, procede a um levantamento das questões mais frequentes de resposta restrita, encontradas nos exames nacionais. Orienta, de uma forma prática, na redação da resposta a questões de interpretação. Identifica, além disso, alguns dos principais erros cometidos pelos examinandos.
No referente à gramática, são elencadas as questões abordadas nos exames nacionais de Português – 12.º ano, desde 2007 a 2016, organizando-as por categorias gramaticais, facilitando o seu estudo e apreensão. Aconselha, assim, os discentes no estudo da gramática, alertando-os para as questões mais frequentes, porque consideradas essenciais no domínio da língua, e aquelas em que revelam maior dificuldade.

À semelhança de outros manuais do mesmo género, expõe algumas sínteses de autores e de todas as obras literárias que constam dos programas em vigor.

Por fim, fornece aos alunos orientações muito práticas para a redação do texto expositivo-argumentativo.

Os autores desejam que os seus destinatários se apropriem dos modelos propostos, neste livro, e revelem a capacidade de os superar com o seu espírito criativo.

Esta publicação pode ser adquirida na reprografia da ESAS por qualquer aluno (esteja ou não matriculado no nosso Agrupamento), a um preço simbólico de 02,50 €.

(texto retirado do site www.esas.pt)

—————

Quem lê, vê melhor

21-02-2017 10:23

Grandes livros inspiram grandes filmes e tornam-se inseparáveis. Na biblioteca expomos um conjunto de obras e filmes que devem ser apreciados em conjunto.

Consulta do google+ o álbum completo.

LER e VER dá muito mais PRAZERQuem LÊ, VÊ melhor
 
Grandes livros inspiram grandes filmes e tornam-se inseparáveis. Na biblioteca expomos um conjunto de obras e filmes que devem ser apreciados em conjunto.
LER e VER dá muito mais PRAZER

—————

XX Jornadas da Biblioteca

18-02-2017 15:42

 

25 anos a Ler com + Prazer

As jornadas da biblioteca marcam a dinâmica cultural e artística da ESAS envolvendo todos os anos um grande número de alunos, professores, assistentes operacionais e instituições/personalidades da comunidade. Tal como em anos anteriores foram muitas as manifestações artísticas e literárias que durante estes dias assinalaram os 25 anos da revista “defacto” e o tema da Semana Nacional da Leitura.

Com esta apresentação agradecemos a todos os que prepararam (com mais ou menos visibilidade), dinamizaram ou participaram nas XX Jornadas da Biblioteca.

 

XX Jornadas são notícia

 

25 anos a Ler com Mais Prazer

Está ultimado o programa das XX Jornadas da Biblioteca Manuel Monteiro, que ocorrem nos espaços da ESAS durante os dias 2 e 3 de março. O tema deste ano invoca os 25 anos da revista "defacto" (revista da Escola Secundária Alberto Sampaio) e o tema da Semana Nacional de Leitura sobre "o prazer de ler".

Programa em versão pdf

Estás convidado

—————

Dia dos namorados

14-02-2017 11:20

O que é que tantos escritores têm em comum? O amor, claro.

Seja em que língua for, o amor é a eterna causa que move a humanidade e é ao amor que as nossas bibliotecas dedicam terabytes de literatura, em prosa ou poesia.

Para assinalar o dia dos namorados, dedicamos o nosso placard a uma exposição de pensamentos de alguns autores que,  em várias línguas, inspiram as nossas vidas.

Fica o convite, inspira-te, aprecia e apaixona-te pela vida.

Feliz dia dos namorados...


 

—————

Dia Internacional da Internet Segura

06-02-2017 09:20

Para assinalar o Dia Mundial da Internet Segura, que assinalámos no dia 7 de fevereiro, partilhamos o projeto “NET COM CONSCIÊNCIA” que nos apresenta um conjunto de vídeos educativos de sensibilização para alguns riscos associados ao uso indevido da internet, tais como, dependência online, cyberbulying, reputação online, sexting, discurso de ódio, roubo de identidade, dating, pegada digital, o papel dos pais e dependência do jogo.

Na internet nada desaparece.

Usa a net com consciência

—————

Artes na Biblioteca

01-02-2017 00:51

 

Enquanto muitos alunos se encontravam na biblioteca na sua pausa do almoço, somos surpreendidos pelos alunos do 3º ano de Artes de Espetáculo. Na biblioteca os livros têm vida... obrigada pela surpresa.

—————

Living Peace 2017

31-01-2017 22:48

Foi nobre o trabalho que o JI de Esporões desenvolveu no âmbito do projeto Living Peace 2017, coordenado pela educadora Teresa Cortez, cuja sessão de apresentação decorreu no passado dia 30 de janeiro (Dia Escolar da Não Violência e da Paz) na ESAS, com a singela colaboração da biblioteca. Fica o convite a toda a comunidade para apreciar ao longo do mês de fevereiro a exposição "Now is the time".

Consulte a página do AESAS para conhecer melhor o projeto.

No nosso G+ e no Facebook disponibilizamos um álbum da sessão de apresentação.

—————

Concurso de Poesia

24-01-2017 12:03

"Sou vizinho da saudade"

Este é o poema vencedor do concurso de poesia da ESAS. Foram necessários mais de nove mil votos para que Emanuel Castro saísse vencedor e passasse à fase final do Concurso Nacional Faça Lá um Poema.
A todos os participantes fica o reconhecimento pela qualidade dos poemas apresentados e pelo empenho colocado em todo o concurso.

Viva a poesia

 

Está aberto o concurso de poesia da ESAS.

Mãos à obra... participa.

Consulta aqui o regulamento.

Acompanha o blog poesias.

 

—————

Encontro com Pedro Seromenho

03-01-2017 12:40

Foi com entusiasmo que os alunos de Artes Visuais e de Artes do Espetáculo marcaram presença no encontro com o escritor e ilustrador Pedro Seromonho, no passado dia 4 de janeiro.

Pode ver aqui ou no nosso facebook o registo fotográfio da sessão.

 

Pedro Seromenho tem encontro marcado com os alunos de Artes Visuais e de Artes do Espetáculo já no dia 4, no Espaço Centenário da República. O autor e ilustrador bracarense estará presente nos currículos destes alunos tendo em vista a produção de trabalhos (ilustrações e performances) sobre o autor a apresentar em Maio no âmbito do V Encontro de Escritores do Minho.

 

—————

Natal a ler dá mais prazer

12-12-2016 10:03

Já estás a pensar nas férias do Natal? Um livro é sempre uma boa companhia... aparece e requisita um livro.

Esta semana... vemo-nos na biblioteca.

 

—————

Quando Lisboa Tremeu

29-11-2016 09:58

Christophe Santos esteve na ESAS a apresentar uma conferência orientada para os alunos de História do ensino secundário sobre o terramoto de Lisboa de 1755, a partir da obra “Quando Lisboa Tremeu”, de Domingos Amaral.

Pode ver  aqui  o álbum completo da sessão.

Na conferência “Quando Lisboa Tremeu” Cristophe Santos propõe-se desenvolver uma abordagem histórica do terramoto de Lisboa de 1755 a partir de excertos do romance histórico de Domingos Amaral, com o mesmo nome. A sessão, promovida pela Biblioteca e pelo grupo de História, é orientada particularmente aos alunos das disciplinas de História dos CCH de Línguas e Humanidades e Artes Visuais e tem lugar no dia 30 de novembro, quarta-feira, pelas 10h05, no Espaço Centenário da República.

—————

Concurso de Leitura na ESAS

28-11-2016 22:59
Concurso de Leitura
 
Estão selecionados os alunos que representarão a ESAS na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
 
Ensino Secundário:
Eva Cristina Oliveira Ferreira (10F);
Diogo Araújo Ferreira (12F);
Telma Daniel de Almeida Cardoso (12D).
 
3º ciclo:
Sofia Manuela Rocha Leite (9H);
Sofia do Amaral Lobato Afonso (9H);
Gonçalo Araújo Gomes (9I).
 
Aos 120 participantes e a todos os professores de Português envolvidos, ficam os devidos parabéns.

 

Estão selecionados os alunos que representarão a ESAS na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura.

Ensino Secundário:
Eva Cristina Oliveira Ferreira (10F);
Diogo Araújo Ferreira (12F);
Telma Daniel de Almeida Cardoso (12D).

3º ciclo:
Sofia Manuela Rocha Leite (9H);
Sofia do Amaral Lobato Afonso (9H);
Gonçalo Araújo Gomes (9I).

Aos 120 participantes e a todos os professores de Português envolvidos, ficam os devidos parabéns.

 

Está lançada a edição 2016/17 do Concurso de Leitura da ESAS rumo à participação nas fases regionais e à final nacional. Este concurso, dinamizado em conjunto com o grupo de Português propõe-se desafiar os alunos à leitura de obras específicas, enquadradas nos programas da disciplina, e a participar numa prova de escola que os poderá levar às fases seguintes do concurso.

Deixamos o cartaz e o regulamento.

 

—————

JUNTA-TE A NÓS - solidariedade no AESAS

28-11-2016 08:57

Obrigado AESAS

É com um forte sentimento de gratidão que, em nome de todos os que colaboraram nas diversas iniciativas de solidariedade promovidas pelo grupo de EMRC, Associações de Pais, Associação de Estudantes e pelas bibliotecas, apresentamos os principais resultados.

A Conferência Vicentina de Nogueira acolheu os valores angariados nas duas Feiras do Livro Usado (610,00€) e nas campanhas de recolha de géneros alimentares promovidas nas várias escolas do ASESAS. Estes valores entregues serão fundamentais para o apoio que esta instituição presta às várias famílias carenciadas do agrupamento, atingindo 30 alunos das várias freguesias do AESAS.

 

Neste natal contribui para esta campanha com bens de primeira necessidade ou com uma ajuda monetária através da compra de livros na "Feira do livro usado" para que assim possas ajudar muitas famílias carenciadas do nosso agrupamento.

Damos início a mais um momento de solidariedade no agrupamento. No AESAS nunca baixamos os braços à partilha e à solidariedade, não desistimos de ajudar e apoiar os que passam mais necessidades nas nossas comunidades porque aprendermos a viver juntos é um pilar do nosso projeto Educativo.

Numa iniciativa conjunta das associações de pais, das associações de estudantes, das bibliotecas e do grupo de EMRC do AESAS, através da feira do livro usado e da campanha de recolha de alimentos, desafiamos toda a comunidade a partilhar e a comprometer-se com a solidariedade neste tempo de Natal.

Partilhamos o cartaz “JUNTA-TE A NÓS” elaborado pelos alunos de EMRC do ensino secundário.

A SOLIDARIEDADE é um dos VALORES mais marcantes da identidade do AESAS e o mês de dezembro é sempre assinalado com iniciativas que nos desafiam a tomar uma atitude de partilha.

A Biblioteca, o grupo de EMRC, com a colaboração da Associação de Pais, da Associação de Estudantes e de muitas outras estruturas da ESAS, desafiam toda a comunidade a participar e a envolver-se na Feira do livro Usado, em Bom Estado,  a funcionar no átrio da escola entre os dias 5 e 14 de dezembro, das 9h às 17 horas (nos dias 6 e 7 estará aberta à comunidade até às 21h00) . As receitas destinam-se a apoiar famílias mais desfavorecidas da nossa comunidade educativa.

—————

Exposição permanente sobre Alberto Sampaio

24-11-2016 10:24

Inauguramos a exposição permanente dedicada a Aberto Sampaio “Dos alunos de ontem para os alunos de sempre”, integrada na sessão comemorativa dos 175 anos do nascimento de Alberto Sampaio, no passado dia 21 de novembro.

A exposição que passa a estar disponível a toda a comunidade na galeria da ESAS, foi coordenada pela Biblioteca Manuel Monteiro e pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, tendo por base a investigação e trabalho de pesquisa dos alunos de sociologia do 12º ano de 2104/15.

Marcamos, desta forma, um encontro com a história e memórias do patrono do nosso agrupamento.

Disponibilizamos-lhe  aqui alguns momentos da sessão que contou com um átrio repleto amigos do agrupamento e com os convidados Sampaio da Nóvoa e Emília Nóvoa.

 

 

Disponibizamos um slide de apresentação da exposição:

 

 

 

—————

Semana da Cultura Científica

19-11-2016 00:51

 

Momentos do workshop sobre a "Construção de um trabalho científico", orientado por Manuela Gomes no âmbito da Semana da Cultura Científica.

 

De 21 a 25 de novembro respira-se ciência na ESAS. Assinalamos a Semana da Cultura Científica com um conjunto de iniciativas promovidas pelos grupos de Biologia e História e a pela Biblioteca Manuel Monteiro.

A abertura da semana é no dia 22 (terça-feira) com uma sessão de partilha de conhecimento, experiências e sucessos, promovida pelo grupo de Biologia e orientada pelo Diretor do Centro de Engenharia Biológica (Universidade do Minho), acompanhado de três conceituados investigadores do CEB.

No dia 24 (Quarta), Dia Nacional da Cultura Científica (instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho), está patente uma exposição sobre Darwin e promovemos uma sessão de partilha de experiências orientada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

Encerramos a semana com um workshop sobre metodologias de construção de um trabalho científico, orientado pelo professora da ESAS, Manuela Gomes.

No AESAS levamos a cultura científica a sério.

—————

Sessão de História Local - Dr Manuel Monteiro

10-11-2016 23:55

Não podemos deixar de dar o merecido destaque à sessão de história local, dedicada ao Dr Manuel Monteiro, destacado bracarense republicano e historiador de arte, que se realiza no dia 11 de novembro, 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, sob a orientação do Dr. Henrique Barreto Nunes. Desde 2003 que Manuel Monteiro é o patrono da Biblioteca Escolar da ESAS, ilustre bracarense que tem merecido uma dedicação por parte da cidade de Braga. 

—————

Encontro com a escritora Pat R - Patrícia Ribeiro

07-11-2016 09:45

O encontro com a escritora Patrícia Ribeiro foi um momento de excelência para todos os alunos do curso de artes visuais que participaram na sessão. Na memória de todos ficou a promessa de voltar.

Podes ver aqui um álbum mais completo com os principais momentos da sessão.

 

Pat R, nome artístico de Patrícia Ribeiro, tem encontro marcado com  alunos do 10º e 11º anos de artes visuais, para apresentar a sua mais recente obra “Os homens nunca saberão nada disto”, na próxima sexta-feira, 11 de novembro, pelas 10h05, no Espaço Centenário da República.

—————

Encontro com o escritor António Vilhena

06-11-2016 23:55

António Vilhena da EB1 de Nogueira

O poeta e escritor António Vilhena esteve com os alunos da EB1 de Nogueira a apresentar a sua narrativa infantil “Picó Seis Dedos no Planeta Azul” num encontro repleto de animação, numa iniciativa conjunta da Biblioteca da EB1 de Nogueira e dos professores titulares de Turma da Escola.

Consulta aqui o album do encontro.

 

“Picó Seis Dedos no Planeta Azul” é uma narrativa infantil de António Vilhena que será apresentada às 11 turmas da EB1 de Nogueira, em dois encontros com o autor, na próxima quarta-feira, 9 de novembro. No fim dos encontros está prevista uma sessão de autógrafos.

 

—————

Homenagem a Gracinda Castanheira

20-10-2016 23:07
Nasceu a Biblioteca Gracinda Castanheira
 
Foi uma sessão repleta de amigos e de afetos e a melhor forma de assinalarmos o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares. A Biblioteca da EB de Nogueira, agora Biblioteca Gracinda Castanheira, encheu-se de amigos que se associaram à sessão de homenagem a Gracinda Castanheira, que, durante vários anos exerceu a função de professora bibliotecária da escola básica de Nogueira. 
 
Pode ver aqui um album mais completo da sessão.
 
 
O Diretor e as professoras bibliotecárias, convidam toda a comunidade a participar na sessão de homenagem à Dra Gracinda Castanheira (docente/professora bibliotecária aposentada) e de atribuição do seu nome à Biblioteca da Escola Básica de Nogueira.
A sessão tem lugar na próxima segunda-feira, 24 de outubro, Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, pelas 21 horas, na Biblioteca da Escola Básica de Nogueira.
 

 

Apresentamos uma resenha biográfica

 

Gracinda Maria Sousa Silva Freitas Castanheira é natural do concelho de Santo Tirso e reside em Braga.

Iniciou a carreira docente no Liceu Nacional de Famalicão em 1974.

Exerceu a docência na escola de Nogueira desde o seu arranque, em 1995, até à sua aposentação, em 2013.

Nas várias escolas por onde passou, exerceu empenhadamente as diversas funções/cargos da ação docente: diretora de turma, delegada de disciplina, orientadora de estágio, coordenação da Área-escola e presidente do Conselho Diretivo.

Foi diretora e formadora do Centro de Formação de Professores de Amares e Terras de Bouro e membro da direção da Casa do Professor de Braga, instituição onde também foi formadora.

Também na EB 2,3 de Nogueira e mais tarde no Agrupamento de Escolas de Nogueira, se envolveu com empenho e entusiasmo nas suas funções de docente, sobressaindo a sua ação no exercício dos cargos de presidente do Conselho Geral e de coordenadora das bibliotecas escolares.

Em 1998, com a sua persistência e força persuasiva, conseguiu que a biblioteca da EB 2,3 fosse a primeira, no concelho de Braga, a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), apesar dos constrangimentos regulamentares que havia para o concelho.

Aqui desenvolveu todo um trabalho agregador de vontades, que levou a biblioteca a um elevado nível do reconhecimento público.

A biblioteca singularizou-se entre as bibliotecas da área, como frequentemente era referido pelos muitos escritores que por ela passaram, pelo dinamismo e amplitude de ação que nela foi imprimindo:

  • Fomentou a criação de novos leitores (em novos e atrativos espaços dedicados à leitura), envolvendo a comunidade nos variados projetos que promoveu, como por exemplo, os concursos regulares de leituras encenadas e as leituras partilhadas com os pais e Encarregados de Educação.
  • Criou espaços de escrita criativa a partir de temáticas diversas ou da vinda de um escritor à escola.

As feiras do livro eram momentos muito especiais de procura, pela criteriosa seleção dos livros, pelo apoio na escolha (e pelos descontos praticados a favor do aluno). O ambiente na biblioteca era aprazível e acolhedor: muitos fizeram da biblioteca o seu espaço de prazer/lazer.

A ação da biblioteca não se restringiu aos limites físicos da Biblioteca e da Escola - “Rebentou com os seus muros”:

  • Ainda não havia Agrupamento de Escolas e já dinamizava a circulação dos “Baús d’Encantos” (conjunto de livros a circular pelas escolas). A equipa começou, nessa altura, a levar também os seus saberes aos mais pequenos, contando-lhes histórias.
  • No sentido de criar leitores fora da Escola, orientou a implementação do projeto “Aqui ao Pé de si”, colocando livros para leitura livre em todos os cafés da área de influência da Escola.

A biblioteca centrou em si a seleção e distribuição, como prenda, de um livro a cada um dos alunos no dia do seu aniversário.

Dotada de um grande coração, Gracinda Castanheira esteve sempre no cerne das grandes campanhas solidárias.

Com Gracinda Castanheira, a biblioteca tornou-se realmente o “coração da escola”, lema desde início assumido para a mesma.

O AESAS entende que é tempo de reconhecer o trabalho de um dos seus profissionais que, com entusiasmo e persistência, teve repercussões relevantes na acção educativa do Agrupamento e nas aprendizagens dos alunos.

 

—————

Folhas de chá... folhas de outono

20-10-2016 22:01

Recordamos os trabalhos produzidos pelos alunos do 8ºI no âmbito da sessão "folhas de chá... folhas de outono" com que assinalamos o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares na ESAS. A exposição ainda está disponível no expositor da biblioteca. Aprecia-a...

Ver mais

 

Com a atividade "folhas de chá... folhas de outono" assinalamos o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares na ESAS.

Estão de parabéns todos os alunos do 8º I que participaram na sessão.

“Folhas de chá … folhas de outono” é uma atividade promovida no âmbito do Mês das Bibliotecas Escolares pela biblioteca, o grupo de Português e o projeto “Crescer com as árvores” e é dirigida particularmente aos alunos do 8ºI. Se o tempo permitir desenvolver-se-á na Biblioteca de Jardim e conta com livros e leituras misturados com chá de ervas aromáticas da ESAS.

—————

Prémio de História local Dr. Manuel Monteiro

18-10-2016 10:00

Não podemos deixar de dar voz e incentivar à participação no Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro, promovido pela Câmara Municipal de Braga. Em bom tempo a nossa escola adotou o nome deste ilustre bracarense para patrono da nossa biblioteca.

Conheça aqui a iniciativa.

Consulte o regulamento do concurso.

—————

Mês das Bibliotecas Escolares

15-10-2016 00:05

 

Com o tema “Aprende a descodificar o teu mundo”, assinalámos em outubro o Mês das Bibliotecas Escolares. Foram diversas e variadas as atividades que convidaram a comunidade a descobrir o prazer de ler que a biblioteca nos ajuda a descodificar há 25 anos.

"Aprende a descodificar o teu mundo"

Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares. Estamos a desenvolver um programa muito direcionado para a valorização da biblioteca no contexto escolar, porque acreditamos que, se percebermos o oseu funcionamento e se a descodificarmos, seremos capazes de ter ideias que nos ajudarão a torná-la ainda melhor.

Está atento... deixa-te cativar pela biblioteca.

—————

Dia da Alimentação 2016

14-10-2016 23:30

 

"Climate is changing... Food and agriculture must too"

Este é o tema para o dia Internacional da Alimentação de 2016.

A Biblioteca, o grupo de Biologia e o Projeto de Educação para a Saúde não deixou de assinalar este dia na escola. Com o apoio da empresa ITAU, que fornece as refeições na catina da ESAS, foi possível criar bases para os tabuleiros para assinalar a data na escola. Para além do tema internacional foi possível acompanhar a DGS (Direção Geral de Saúde) e o Porgrama Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável na campanha de sensibilização para roda da alimentação mediterrânica.

—————

O sabor da leitura

14-10-2016 23:04

O sabor da leitura torna-se num clássico de integração dos novos alunos na dinâmica de utilização da biblioteca. Foi com grande entusiasmo que recebemos os alunos do 7º ano na biblioteca. Esperamos que sejam grandes utilizadores e grandes leitores.

Saboreiem... porque ler é um prazer.

—————

Prémio Nobel da Literatura 2016

13-10-2016 22:26

Bob Dylan é o PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2016 por ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana.

A Biblioteca Manuel Monteiro presta uma singela homenagem a Bob Dylan.

Acompanha Bob Dylan no   Youtube   ou na sua  página  oficial.

—————

Poesia Trovadoresca

03-10-2016 11:37

A equipa de coordenação da biblioteca promove um ciclo de conferências sobre Poesia Trovadoresca, apresentadas por Manuela Gomes, durante esta semana.  Esta iniciativa de articulação curricular dos programas de Português e História do 10º ano, está aberta à participação individual dos membro da nossa comunidade educativa. A participação em grupo/turma está previamente calendarizada.

—————

Dia Mundial da Música - Braga Rocks!

29-09-2016 09:46
BRAGA ROCKS!

A biblioteca assinalou o dia Mundial da Música na ESAS com uma exposição/homenagem a várias bandas de rock nascidas em Braga. Vale a pena visitar a exposição ou visualizá-la aqui.

Introduzimos na exposição algumas músicas acessíveis através de código QR.
 
 
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música estará patente, entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro, no átrio da escola, uma exposição interativa sobre as Bandas Rock de Braga - movimento impulsionado pelo aparecimento da banda "Mão Morta".
Simultaneamente, a Associação de Estudantes, através da Rádio ESAS, divulgará músicas marcantes desta onda musical.
 

—————